Blog do Agra

Ímpar e no plural

Influenciadores em Alagoas: Atualização

Em Janeiro de 2017 a primeira lista dos influenciadores digitais de Alagoas foi publicada. Ela foi construída a partir da percepção de “utilização” de blogueiros, produtores de conteúdo e celebridades virtuais em campanhas locais. Objetivo: Ajudar profissionais, empresas e agências de publicidade a entender que no Estado não temos apenas uma ou duas “blogueiras”, mas várias pessoas atuando e que podem ajudar no objetivo da comunicação. [Leia a publicação anterior sobre este assunto aqui]

Estamos em Janeiro de 2018 e disponibilizo a lista atualizada, mas dessa vez dos Influenciadores, não mais digitais e feita por eles.

Antes de falar sobre a lista de influenciadores em Alagoas, preciso compartilhar algumas informações as quais já deveria ter dividido. Você ainda fala “digital influencer” ou “influenciador digital”? Repense sua fala. Muito já mudou neste universo e precisamos estar atentos ao diálogo do mercado.

As nomenclaturas mudam, são somadas e muitas vezes podem até confundir. Mas é fato que, hoje, existem influenciadores ponto. Os influenciadores, por mais que produzam conteúdos em plataformas digitais, vão causar impacto no ambiente online e offline. Logo, o digital na sequência do influenciador some. Nos aprendizados, passei a classificar ou categorizar os influenciadores, uma vez que parece que todo mundo se misturou e todos viraram blogueiros. O que não é verdade. A título de chatice, blogueiro é quem redige conteúdo em um blog. Então vamos parar de chamar influenciadores de bloggers. Combinado? Influencer é influencer, o que não para por ai. É preciso compreender e estudar o caminho da influência até mesmo para aumentar a defesa junto ao mercado, pesquisas e pessoas.

influenciadores-alagoas-allan-agra.jpg

Vamos pelo começo? Influência é a capacidade de influenciar os demais, causando mudanças de comportamento, conduta, ação ou pensamento. Como mudar uma opinião, publicar uma foto ou comprar um produto, a partir do “exibido/apresentado”.

“Ah, esse influenciador engaja mais do que aquele”. Engajamento é o resultado da relação entre influência, persuasão e identificação.  Isso precisa ser medido. Pare com os achismos.

Agora vamos para três definições que estão sendo bem defendidas por profissionais da área. Podemos entender os “influeciadores” – não mais só digitais – nas seguintes situações: Influenciador, Celebridade e Formador de Opinião. Especificações:

Influenciador: Produz algum tipo de conteúdo que gera influência. Não tem relação com número de seguidores ou fãs.

Celebridade: Alguém popular, amado por uma determinada massa. Não necessariamente produz conteúdo, além de sua atuação. Não necessariamente influencia.

Formador de opinião: Profissional ou pessoa técnica que possui visibilidade ou destaque ou credibilidade em sua área. Não necessariamente amado. Não necessariamente influente.

Entendem que existe uma diferença e distância entre eles? E que também é possível existir uma celebridade especialista influenciadora? Pode, mas ela sempre vai ser inicialmente um dos três.

Não nesta mesma categoria ou “divisão”, mas preciso defender a importância de reconhecer também os micro-influenciadores, que estão abaixo dos influenciadores principais, por serem considerados influenciadores de nicho. Não é sobre ter menos números de seguidores ou fãs, é só o conteúdo abordado ser menos abrangente ou ter um público mais seletivo. Pensem também nestes quando estiverem atuando ou estudando.

Em relação a lista, a tentativa foi de que os próprios influenciadores se reconhecessem. Elaborei um formulário para preenchimento, com o objetivo de não excluir nenhuma pessoa ou canal de se intitular influenciador em Alagoas. Quem diz que é, é. Assim, fiz a divulgação e quem sentiu que se encaixava nos termos, preencheu a planilha. – Confesso que não houve empenho na divulgação.- Foram cerca de 25 “cadastros”. Entre eles, menos da metade já estava na lista anterior. Sendo assim, resolvi manter a antiga, abaixo da “nova”.  Clique aqui e confira.

É com essa entrega e publicação que encerro um ciclo, que já vem sendo fechado há um tempo: Um até breve para o trabalho com mídias sociais e comunicação digital. Já disse em outras publicações e aqui repito: se você é um profissional da comunicação, continue a pesquisar, estudar e, sobretudo, testar os caminhos possíveis para o sucesso dos seus objetivos, das suas empresas e clientes. Na dúvida sobre quais influenciadores utilizar nas campanhas e ações, busque as ferramentas disponíveis para identificá-los (são muitas), contate os influenciadores da sua região e solicite informações da conta (aka números, isso pode ter no MidiaKit). Comentários, opiniões e divergências são muito bem vindos. O papo não pode acabar nunca.

[ Lista atualizada de influenciadores ]

 

Anúncios

Um comentário em “Influenciadores em Alagoas: Atualização

  1. Pingback: Lista 2018: conheça os influenciadores digitais de Alagoas - Alagoas Digital

Deixe sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: