Blog do Agra

Ímpar e no plural

Uma prefs no currículo e muita história

Olar!

A Prefeitura de Maceió é sua. É nossa. É do povo (nunca esqueçam disso)! Aqui peço licença para falar da minha Prefs, ou melhor, do que representou para o Allan ter sido a Prefeitura de Maceió nas redes sociais. Claro que não fui apenas eu, tem outros profissionais que ainda estão por lá, mas não me cabe falar deles. Aqui quero apenas dividir com vocês o prazer de ter feito parte de um novo momento da comunicação pública de Maceió, de alagoas e por que não dizer do Brasil?

Não tenho vergonha de dizer que eu era leigo no assunto Gestão Pública, processos internos e externos, deveres e poderes do Executivo. Eu não sabia, por exemplo, que a troca de luminária era um dever da prefeitura (sima) e não com estado (Eletrobras). Achava que era tudo uma coisa só. Tenho certeza que muita gente ainda não sabe. Pode me julgar, tô aqui pra isso.

Nestes últimos anos, os canais da Prefeitura de Maceió foram fundamentais para ampliação de informações úteis e, de alguma forma, ensinaram ao cidadão/usuário sobre o que e a quem cobrar. Eu aprendi atuando. A cada postagem, uma soma. A novidade era de ambos os lados: Prefeitura > Cidadão e Cidadão > Prefeitura. Do meu lado de produção, os processos, curiosidades e descobertas que geravam conteúdos importantes. Do outro, a resposta do que estava sendo feito e o acompanhamento constante, quase em tempo real (e era).

Os erros foram muitos, as descobertas também. A melhor parte, sem dúvidas, é sempre o que aprendemos das ações realizadas. Da decisão do que publicar, do formato, da escrita, da escolha da imagem. Tudo, sempre, todos os dias é um aprendizado. E, apesar de para alguns parecer pequeno, são conquistas como um enorme alcance orgânico ou um selo de verificação no Facebook que devem ser comemoradas pela equipe inteira. É de se orgulhar por ter feito parque daquele momento, daquela conquista.

Enquanto Social Media da Prefeitura, um dos melhores momentos foi nossa ida a Campus Party (clica, tem post sobre). Não por estar no palco isso também claro era meu objetivo, mas por ter conseguido nos levar para um debate – em rede nacional – sobre a nova realidade da comunicação pública e conectada. Lembro que os meninos da Prefeitura de Curitiba se animaram com o convite que receberam dos organizadores da Campus Party. O convite tinha sido meu, não da Campus. Apenas ri, mas o sentimento era realmente de alegria por estar lá. No fim, conseguimos alcançar mais pessoas do que imaginávamos. A Prefeitura de Maceió estava no ranking das maiores nas redes sociais e era referência para outras cidades.

20140129_155425.jpg
Sei que muito do que foi feito, outros profissionais fariam diferente. Tem gente, por exemplo, que não curte receber críticas. Eu amava. Eu amo. Seja direcionada a mim, enquanto profissional, ou sobre o conteúdo (no caso, a Prefeitura). Sempre acredito que são visões diferentes da qual estamos acostumados a viver e tê-las nos ajuda a refletir, avançar, melhorar. Mas, preciso dizer: todos temos nossos motivos. Evite criticar um trabalho, seja em qual área for, sem antes saber qual foi a relação estabelecida ou qual acordo foi feito. Qual pedido foi solicitado ou forma mandada. Reforço que não há fórmulas prontas para algo dar certo, mas há profissionais dispostos a enfrentar desafios, aventuras e testar, testar, testar e colher os resultados, bons ou ruins. Aprender com eles.

Poderia alongar o papo por aqui sobre detalhes, momentos marcantes, melhores publicações, números maravilhosos, mas esta publicação é apenas de registro. Falar aqui é só uma forma de externar que eu fiz parte. (Aprendi isso em outro trabalho). Vida que segue, afinal precisamos ser profissionais, antes de sermos funcionários. O currículo ganhou mais vida e se quiser conversar comigo com mais detalhes sobre a experiência de ter sido a Prefs, vamos papear. Me diga onde.

Não resisto e vou deixar algumas das minhas publicações favoritas

ps: A imagem em destaque (turma do Bob Esponja) é uma homenagem aos fofinhos do Núcleo de Mídias Sociais. 

 

Deixe sua opinião