Blog do Agra

Ímpar e no plural

O não do Snapchat ainda repercute: Status

Essa notícia vocês já sabem: O Facebook tentou comprar o Snapchat, não conseguiu e criou o Instagram Stories. Já falei disso aqui. Agora Mark dá um novo passo para complicar a situação do fantasminha, cria o Status no Whatsapp e o “não” repercute mais uma vez.

Em 2014, uma pesquisa da Comscore mostrou que o Snapchat era a terceira rede social mais acessada entre os Millennials (usuários com idade entre 18 e 34 anos). Aqui no Brasil o sucesso do aplicativo começou em 2015 e teve auge em 2016. O mesmo ano em que começou a sua queda. Lá fora e aqui, a rede social dos millennials não pegou entre os usuários com mais de 35 anos. Apesar do alto número de usuários, agências e profissionais não sabiam como aproveitar bem a ferramenta e incluí-la em suas estratégias. Para quem tem um bom feeling, assim como eu, esses já eram ótimos motivos para dizer que o menino Snap iria morrer se continuar assim.

Além de sentir, o Facebook (suas cabeças poderosas) investe em seus produtos e, pelo visto, a estratégia é mostrar para o mundo inteiro a consequência de um não. Com o novo recurso no Whatsapp, que se chama “Status”, os usuários podem publicar fotos, vídeos e gifs que desparecem após 24h, como acontece no Stories e aquele que originou tudo isso: snap.

allanagra-whatsapp

Mais do que um mensageiro, o Whatsapp é agora parte de uma forte estratégia para diminuir o uso do Snapchat. Não tenho dúvidas que os usuários dessa nova função não serão apenas os millennials, mas me pergunto quanto a propagação (ou a palavra é repercussão) do que será publicado no Status. Afinal, os contatos de Zapzap não são os desconhecidos que nos adicionam aleatoriamente, como nas redes sociais. Por isso o aviso… cuidado com o que vão postar por lá. Acredito que essa deve ser a maior preocupacão da gente, enquanto usuário: o que postamos, quem visualiza e o que o Facebook extrairá de informações.


No Brasil, a nova função do mensageiro deve chegar em breve. Mas em alguns países a atualização já chegou. No vídeo abaixo é possível saber mais como o Status ficará encaixado dentro do aplicativo, entre as opções “conversas” e “ligações”:

Ah, informação aleatória: O WhatsApp completa oito anos nesta sexta-feira, 24 de Fevereiro. Massa, né?

(Atualização em 22/02)

O Status já chegou para os usuários brasileiros. Atualiza seu aplicativo e confere. Ah, também tem novas atualizações no Instagram, mas ai seria outro papo.

Deixe sua opinião

Informação

Publicado às 21 de fevereiro de 2017 por em Redes Sociais e marcado , , , , , , , .